Aspectos importantes e cuidados na colheita da soja

Eduardo Gainete Ramos • June 29, 2022

Compreender o momento e os manejos corretos definem a qualidade e sanidade da colheita


1.    Introdução

2.    Maturação fisiológica

3.    Colheita e pós-colheita

4.    Conclusão

 

1.    Introdução

A cultura da soja manejada da forma correta ao longo de todo seu ciclo, resulta em uma lavoura saudável e com ótima produtividade. A escolha da genética e da área de plantio, feitas ainda na entressafra, permitem que o agricultor saiba o melhor modo de fazer a condução de sua produção, alcançando o máximo potencial genético de suas plantas.


Após as vagens formadas e bem preenchidas, é importante saber o momento certo de finalizar o ciclo da lavoura, assim como o melhor modo de conduzi-la. Para isso, é necessário compreender quais são os aspectos determinantes para definir o momento certo de colheita.


 

2.    Maturação fisiológica

O ponto de colheita da soja é considerado quando todo o transporte de nutrientes para o grão se encerra, chegando ao acúmulo máximo de matéria seca, sob as melhores condições fisiológicas. Neste momento a planta como um todo ainda se encontra com alta umidade, com folhas e ramos ainda verdes, necessitando de manejos ainda antes da colheita.


Para então alcançar o ponto ideal de colheita do grão, é realizada a dessecação, com o objetivo de diminuir o período de tempo que o grão fica exposto no campo às condições climáticas e também, a doenças e pragas. Esse processo pode ser feito de maneira natural, mas também pode ser acelerado com a aplicação de dessecantes no momento da cultura logo após o ponto de maturação fisiológica, com vagens de coloração madura na haste principal.


No momento que esta umidade baixar em toda a planta, deve-se verificar a umidade dos grãos e, quando estiverem entre 13% e 15%, será o momento ideal para realizar a colheita.


 

3.    Colheita e pós-colheita

Ao identificar o momento de maturação fisiológica do grão, pode-se iniciar os processos de colheita da lavoura. Geralmente realizado com grandes maquinários, deve-se estar atento às regulações corretas, para evitar perdas e também danos nos grãos. Estes cuidados são importantíssimos para a manutenção da qualidade fitossanitária do cereal na cadeia pós-colheita.


Além dos grandes problemas que podem causar ao longo do ciclo vegetativo, é na fase de pós-colheita que insetos e doenças podem causar grandes estragos, até irreversíveis. A entrada destes problemas pode ocorrer ainda no campo e por isso deve-se ter cuidados ainda durante a colheita.


Na presença de qualquer lesão no grão, abrem-se portas para que doenças fúngicas penetrem e colonizem o cereal, contaminando todo o lote durante o transporte e armazenamento. Nestes processos, também deve-se cuidar das condições e sanidade do ambiente em que o produto é alocado, com o objetivo de evitar a presença de pragas que causam danos diretos, tornando inviável a comercialização da soja.


 

4.    Conclusão

Compreender as condições ideias do grão é fundamental para realizar uma colheita de qualidade. Neste encerramento de ciclo, deve ser mantido todo o cuidado já tomado ao longo da produção, para que toda a qualidade estabelecida seja vista e retornada em ganho de produtividade para o agricultor.


Tem interesse em receber mais informações sobre como melhorar o seu manejo durante os períodos de colheita e pós-colheita da soja? A equipe Agros está sempre ao seu lado para a leitura correta dos fatores críticos e tomada de decisões, levando ainda mais sucesso para a sua lavoura!

 

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou


-----------------------

CLIQUE NESTE LINK 

-----------------------


para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita

com um de nossos consultores.

 

+55 48 99925-2065


 

--

 

FONTES:

https://blog.aegro.com.br/como-e-feita-a-colheita-de-soja/

https://gaagrosolucoes.com.br/colheita-da-soja-5-pontos-de-atencao-para-uma-colheita-bem-feita/


18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: