Mato Grosso estima área e produtividade da safra 2022/23 de soja

Eduardo Gainete Ramos • June 27, 2022

Produtor do estado tem avançado sobre pastagens degradadas porque pecuaristas passam a enxergar vantagens em arrendar seus terrenos


O maior produtor de soja do Brasil, Mato Grosso, deve elevar ainda mais a área para o cultivo da oleaginosa na safra 2022/23. Apesar disso, segundo o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, ainda que o produtor esteja aproveitando o aumento da rentabilidade da cultura, a tendência de incremento de terrenos para a semeadura este ano acontece em ritmo menos intenso do que o observado em 2021.

 

“Esse indicativo de aumento de área este ano ainda é um reflexo do ano passado. Os produtores estão migrando das áreas de pastagem porque a rentabilidade da cultura comparada com a pecuária tem melhorado e isso acaba estimulando o produtor a avançar sobre essas áreas do estado”, afirma.

 

De acordo com ele, o estabelecimento da soja em áreas de pastagens degradadas é, de fato, o que tem levado ao aumento das lavouras em Mato Grosso. Tal movimento foi de 10% na safra 2021/22 em comparação com a temporada 2020/21.

 

“Agora, para a próxima safra, essa elevação é em torno de 3%. É um aumento que acontece exatamente nestas áreas de pastagens degradadas. O pecuarista, às vezes desestimulado por conta de aumento de custos de produção e diminuição da rentabilidade, olha também a competitividade do arrendamento e as receitas que ele pode obter cedendo estas áreas para a agricultura […]”, explica.

 

Produtividade

 

Por conta das incertezas a respeito do clima da próxima safra e da quantidade de uso de fertilizantes que o produtor de soja terá à disposição, o Imea estabelece níveis de produtividade para o estado de acordo com o histórico dos últimos anos. “Conforme essas perspectivas iniciais, estamos em torno de 58,5 sacas por hectare, uma projeção um pouco menor do que a deste ano, mas, ainda assim, olhando o histórico e a capacidade do estado de entregar essa produtividade, plenamente alcançável. Com isso, chegamos a um nível de produção de soja em torno de 41,5 milhões de toneladas“, enfatiza Gauer.

 

A respeito da rentabilidade, o superintendente do Imea destaca que apesar de o produtor conseguir negociar a soja em patamares maiores do que estava acostumado no passado, o ano de 2022 será muito mais desafiador, com aumento de custos de produção e de custo de crédito, com dificuldades no acesso.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou


-----------------------

CLIQUE NESTE LINK 

-----------------------


para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita

com um de nossos consultores.

 

+55 48 99925-2065


 

--

 

FONTE:

 

Portal da cidade – Lucas do Rio Verde

https://lucasdorioverde.portaldacidade.com/noticias/agronegocio/mato-grosso-estima-area-e-produtividade-da-safra-202223-de-soja-1021


18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: