Soja: importância da floração e enchimento de vagens

Eduardo Gainete Ramos • June 24, 2022

Bons manejos desde a base, proporcionam um bom desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, e também permitem alcançar o máximo potencial genético da cultura


1.    Introdução

2.    Pré-floração

3.    Floração

4.    Formação de vagens

5.    Conclusão

 

1.    Introdução

Um solo bem nutrido e manejado torna o ambiente propício para uma boa germinação e emergência da soja, assim como os manejos sanitários e de complementação feitos durante seu período vegetativo. O bom desenvolvimento deste ambiente irá preparar a planta para uma boa entrada na sua fase reprodutiva.


Fornecer as condições adequadas para que a planta da soja desenvolva bem sua área foliar, com qualidade e sanidade, são de máxima importância para o desempenho final da cultura.


2.    Pré-floração

Os momentos finais do período vegetativo marcam o momento de pré-floração, onde a planta deixa de destinar suas reservas e energias para a parte vegetativa e inicia o processo reprodutivo. Esta mudança ocorre por influência da mudança de fotoperíodo, com a troca de dias mais longas para dias mais curtos. É neste momento que a planta está com o metabolismo mais ativo e desenvolvendo seus órgãos para se preparar para sua entrada no estágio reprodutivo. Portanto, deve-se buscar evitar escassez de condições e nutrientes, para que neste período a planta tenha tudo que precisa prontamente disponível.


A transição entre fase vegetativa e reprodutiva ocorre por influência de fotoperíodo, isto é, pelas horas de luz direta ou indireta que interagem com a planta. Com 12 horas ou menos de luz, a planta de soja floresce, levando a quebra de dormência apical, modificando-se para um crescimento indeterminado, ou seja, aumentando mais o seu porte.


A escolha da cultivar empregada de acordo com a região, considerando a latitude, é muito importante quanto a diferenciação de vegetativo para reprodutivo. O padrão de desenvolvimento da genética será afetado de acordo com o momento em que esta diferença de fotoperíodo ocorra.


3.    Floração

Após um bom desenvolvimento da fase vegetativa e boa ramificação, a soja começa a liberar suas flores e iniciar mais um momento definitivo para sua produtividade. O número de ramificações está diretamente ligado ao número de flores e consequentemente ao número de vagens que cada planta irá produzir. Dessa forma, o espaçamento adequado, decidido lá na semeadura, é importante aqui, para que possa ocorrer uma boa expansão da área foliar.


Deve-se então ficar atento com alguns fatores para que uma boa floração ocorra:

·       Espaçamento entre plantas e linhas;

·       Genética e regiões adequadas

·       Boa adubação de base;

·       Adubação foliar complementar;

·       Manutenção de fitossanidade;

·       Exposição a luz solar;

·       Disponibilidade hídrica.

 

4.    Formação de vagens

Sob as condições ideais, a lavoura irá passar por uma floração plena até o início da formação de vagens, destinando-se ao final do ciclo. Este é o momento do ciclo em que todo nutriente fornecido e metabolizado pela planta irá se destinar para a formação das vagens e posteriormente, para o enchimento dos grãos.


Aqui se encontra mais um componente de rendimento. Junto do número de plantas por área estabelecido na emergência e também da emissão de flores, o número de vagens/legumes por planta está diretamente relacionado à produtividade.


Para permitir uma boa formação de vagens é importante a manutenção dos cuidados com a lavoura, relacionados às doenças e insetos, que podem causar danos aos legumes e prejudicar a produtividade. A disponibilidade hídrica torna-se ainda mais importante nesta fase, pois é a água que irá atuar diretamente na translocação dos nutrientes, destinando às vagens para a boa formação dos grãos.

 

5.    Conclusão

Os cuidados tomados no preparo da área, devem ser mantidos e amplificados na fase vegetativa para uma boa entrada no estágio reprodutivo. Fornecer as condições ideais para boa floração, resultarão num maior número de vagens com qualidade e, consequentemente, uma maior produtividade.


Tem interesse em receber mais informações sobre como melhorar o seu manejo durante o período reprodutivo da soja? A equipe Agros está sempre ao seu lado para a leitura correta dos fatores críticos e tomada de decisões, levando ainda mais sucesso para a sua lavoura!

Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou


-----------------------

CLIQUE NESTE LINK 

-----------------------


para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita

com um de nossos consultores.

 

+55 48 99925-2065


 

--

 

FONTES:

https://rehagro.com.br/blog/identificacao-dos-estadios-fenologicos-da-soja/

https://maissoja.com.br/duracao-do-ciclo-de-desenvolvimento-de-soja-em-cultivar-com-e-sem-periodo-juvenil-longo/

https://maissoja.com.br/fotoperiodo-e-sua-relacao-com-a-soja/

18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: