1. Contexto geral
2. Mercado futuro
3. Safra nos Estados Unidos e seus impactos
Na última semana, o consultor de agronegócio do Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, levou ao canal Agro Notícias algumas perspectivas sobre o cenário do boi gordo para os próximos meses, confira.
1. Contexto geral
Em um contexto geral a @ em São Paulo permanece bem estabilizada nesta semana variando de R$215,00 a R$220,00, resultado das exportações, o preço é estável, mas o volume é muito bom. O Instituto Mato Grossense de Economia e Agropecuária (IMEA) anunciou que no último mês de maio o número de abates no Mato Grosso chegou a 627 mil cabeças, cerca de 40% a mais que em maio do ano passado. No entanto, dentre os animais notou-se a presença de muitas fêmeas que foram destinadas ao abate.
O consultor Cesar, comenta também que apesar do preço da carne estar estável, o preço do boi não acompanhou e caiu muito, aumentando o spread (diferença entre o preço pago em um produto e o preço pelo qual ele é vendido depois), ou seja, o preço da exportação da carne está desproporcional ao preço pago pelo boi gordo. O momento para indústria é excelente, no entanto o cenário deixa a desejar para o produtor, que acaba sendo contemplado pelo grande volume exportado.
2. Mercado futuro
O que diz respeito ao mercado futuro é a grande oportunidade que surgirá para confinadores, que por conhecerem bem o mercado sabem aumentará a oferta animal para confinamento dentro de alguns meses. O IMEA indica uma intenção de confinamento com uma alta de até 30% para este ano comparado ao ano passado. Essas margens estão positivas para os confinadores pois existem sinais de que a ração e o preço do boi magro serão menos onerosos ao produtor aumentando a intenção de confinar.
3. Safra nos Estados Unidos e seus impactos
Outro fato importante a ser observado, é como se dará a safra de milho nos Estados Unidos, que teve um bom plantio até aqui, no entanto, os meses de julho e agosto são os mais decisivos para o bom desenvolvimento na safra. Caso ocorra algum fator climático que atrapalhe a safra o valor pago pelo Buchel de milho em Chicago aumentará, o que refletirá indiretamente nos preços do grão aqui do Brasil, o que acabaria por apertar a margem dos confinadores e desestimula-los.
O mercado apresenta uma leve reação e as notícias para o futuro são positivas, caberá ao produtor estar atento ao mercado, aos valores de oferta do boi magro e a boa gestão da compra de insumos para que tudo ocorra da melhor forma possível e aumente suas margens de lucratividade. É sempre importante garantir bons estoques de insumos nessa janela de transição.
--
Fonte:
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.