Estabilidade de preço e esperança para o futuro!

June 24, 2024

O mercado do boi gordo atinge estabilidade e tem excelentes prospecções para quem deseja confinar.


1. Contexto geral

2. Mercado futuro

3. Safra nos Estados Unidos e seus impactos



Na última semana, o consultor de agronegócio do Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, levou ao canal Agro Notícias algumas perspectivas sobre o cenário do boi gordo para os próximos meses, confira.


1. Contexto geral


Em um contexto geral a @ em São Paulo permanece bem estabilizada nesta semana variando de R$215,00 a R$220,00, resultado das exportações, o preço é estável, mas o volume é muito bom. O Instituto Mato Grossense de Economia e Agropecuária (IMEA) anunciou que no último mês de maio o número de abates no Mato Grosso chegou a 627 mil cabeças, cerca de 40% a mais que em maio do ano passado. No entanto, dentre os animais notou-se a presença de muitas fêmeas que foram destinadas ao abate.


O consultor Cesar, comenta também que apesar do preço da carne estar estável, o preço do boi não acompanhou e caiu muito, aumentando o spread (diferença entre o preço pago em um produto e o preço pelo qual ele é vendido depois), ou seja, o preço da exportação da carne está desproporcional ao preço pago pelo boi gordo. O momento para indústria é excelente, no entanto o cenário deixa a desejar para o produtor, que acaba sendo contemplado pelo grande volume exportado.


2. Mercado futuro


O que diz respeito ao mercado futuro é a grande oportunidade que surgirá para confinadores, que por conhecerem bem o mercado sabem aumentará a oferta animal para confinamento dentro de alguns meses. O IMEA indica uma intenção de confinamento com uma alta de até 30% para este ano comparado ao ano passado. Essas margens estão positivas para os confinadores pois existem sinais de que a ração e o preço do boi magro serão menos onerosos ao produtor aumentando a intenção de confinar.


3. Safra nos Estados Unidos e seus impactos


Outro fato importante a ser observado, é como se dará a safra de milho nos Estados Unidos, que teve um bom plantio até aqui, no entanto, os meses de julho e agosto são os mais decisivos para o bom desenvolvimento na safra. Caso ocorra algum fator climático que atrapalhe a safra o valor pago pelo Buchel de milho em Chicago aumentará, o que refletirá indiretamente nos preços do grão aqui do Brasil, o que acabaria por apertar a margem dos confinadores e desestimula-los. 


O mercado apresenta uma leve reação e as notícias para o futuro são positivas, caberá ao produtor estar atento ao mercado, aos valores de oferta do boi magro e a boa gestão da compra de insumos para que tudo ocorra da melhor forma possível e aumente suas margens de lucratividade. É sempre importante garantir bons estoques de insumos nessa janela de transição.




--


Fonte:

https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/boi/378901-precos-futuros-no-mercado-do-boi-podem-trazer-resultados-positivos-ao-confinador-no-segundo-semestre-com-custos-de-producao-mais-contidos.html


18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: