Inundações Atrasam a Coleta de Leite no Rio Grande do Sul

Guilherme Sabadin • May 10, 2024

As fortes chuvas que assolaram o estado riograndense foram responsáveis pelo atraso nas coletas da matéria prima, porém, não ocorrerá desabastecimento.


As fortes chuvas que arrasaram o estado do Rio Grande do Sul, além dos severos problemas sociais, estruturais e de segurança pública, também causaram atrasos na coleta de leite. Cerca de 3 milhões de litros não foram coletados até o último domingo (05/05). No entanto, Darlam Palharini, que é o atual secretário-executivo da Sindilat (Sindicato da Indústria de Laticínio do RS), afirmou que não há riscos quanto ao abastecimento das vítimas das inundações e do mercado varejista.


"Com a redução do nível das águas no Vale do Taquari e em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a captação de leite vem sendo retomada. Nesta terça-feira (7/5), diversas propriedades voltaram a ser acessadas pelos caminhões de leite das indústrias e a coleta tende a aumentar nos próximos dias.” Comenta o secretário-executivo, que também destacou que a captação está entre 95% a 97% normalizada.


O Rio Grande do Sul é uma das grandes bacias leiteiras do país, contribuindo com cerca de 12,1% da produção (4,2 bilhões de litros em média no triênio 2020-2022). No estado são captados entre 10 milhões a 10,5 milhões de litros de leite por dia, e que a perda diária estimada é de 500 mil litros devido ao descarte ocasionado pela falta de energia elétrica, que impede que o produto seja refrigerado. O setor lácteo é bastante ramificado no estado e está presente em 493 dos 497 municípios gaúchos.


“As empresas estão se ajudando, captando leite de todos os produtores possíveis, daqueles que são seus fornecedores e os que não são também. É a forma que encontramos de garantir renda para essas famílias e não prejudicar ainda mais o abastecimento”, comenta.


Diante de tudo isso o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, frisa que o mais importante neste momento é preservar vidas e apoiar as famílias atingidas.


“Estamos preparados para dar aos produtores o suporte necessário para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Se agora estamos em dificuldade devido à ramificação de nossa captação também será ela que irá nos permitir fomentar uma retomada pulverizada do nosso estado”, destaca.


--



Fonte:


https://www.canalrural.com.br/pecuaria/nao-vai-faltar-leite-no-varejo-diz-secretario-executivo-do-sindilat/

https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/leite/376176-captacao-de-leite-no-rs-vai-sendo-normalizada-com-pequena-perda-em-volume-diz-lideranca-no-sindilat.html

https://www.sindilat.com.br/site/2024/05/07/captacao-de-leite-e-retomada-e-industrias-iniciam-campanhas-de-doacoes/


18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: