1. Efeito do clima na produção
2. Imprevisibilidade do tempo
3. Impacto nas lavouras
4. Solução Agros!
1. EFEITO DO CLIMA NA PRODUÇÃO
A onda de calor extremo no Brasil e no Mundo tem afetado as lavouras e mudado a dinâmica das safras agrícolas. Regiões como o Rio Grande do Sul têm enfrentado temperaturas altamente elevadas, levando à adoção de medidas para preservar a produção.
Desde a antecipação de colheitas até mesmo avaliar a possibilidade de se “criar chuva” para reduzir o estresse hídrico das plantas.
As mudanças climáticas têm provocado eventos cada vez mais extremos em todo o mundo. No Brasil, uma sequência de ondas de calor provocou infortúnios nas lavouras, causando prejuízo ao agronegócio do Rio Grande do Sul até Minas Gerais. Enquanto isso, chuvas torrenciais inundaram cidades na Europa e na China e um calor recorde de quase 50°C atingiu o Canadá.
2. IMPREVISIBILIDADE DO TEMPO
Todos os incidentes estão relacionados ao aquecimento global. Desde o início da era industrial, a temperatura média da Terra já subiu aproximadamente 1,2°C. O clima mais quente está provocando alterações no equilíbrio de todo o planeta, que incluem derretimento de geleiras, ondas de calor e outros incidentes que colocam em risco o meio ambiente e a agricultura.
Os eventos extremos geram uma preocupação entre os agricultores, pois a imprevisibilidade de temperatura e chuvas afeta todas as culturas.
3. IMPACTO NAS LAVOURAS
De acordo com os acontecimentos relacionados com as condições climáticas, como as fortes chuvas e perdas de cultivos e também as recentes ondas de calor, culturas como a da soja, feijão, milho entre outras culturas, estão sofrendo drasticamente com as oscilações do clima. Dados emitidos pela Conab nesta última semana mostram que devido às fortes ondas de calor, culturas como a do arroz se encontram na fase fenológica, ou seja, estão florescendo antes do tempo. Já na cultura do feijão, o crescimento vegetativo está variando de acordo com a região. A colheita da soja está em andamento em todo o país, com desafios em diferentes regiões. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cerca de 5% da área de soja do Mato Grosso ainda aguarda a colheita. Já em Goiás as chuvas atrasaram por alguns dias as operações, com isso, elas estão fechadas devido ao forte calor. Já no milho, o crescimento da cultura tem sido estável até agora e não apresentou atrasos ou adiantamentos na colheita.
4. SOLUCÃO AGROS
A Agros visa trabalhar para soluções dentro das problemáticas da agricultura a nível mundial. Estes efeitos sobre a produção brasileira refletem diretamente no desenvolvimento do país. Assim, a Agros, através de sua equipe técnica e também sua tecnologia, tem como objetivo ajudar a passar por estas imprevisibilidades climáticas que vem acontecendo com o menor impacto.
Com produtos para o solo, como o FertEnraizador, e também para a área foliar, destinados a diferentes culturas e segmentos, a Agros traz junto ao seu corpo técnico, estas tecnologias que ativam na prevenção e recuperação de estresses bióticos e abióticos. Desta forma, estas oscilações inesperadas tendem a prejudicar menos, sendo enfrentadas pelo produtor e pela própria lavoura de uma forma mais saudável e com menos reflexos na produtividade.
Tem alguma dúvida?
FALE COM NOSSOS CONSULTORES TÉCNICOS CLICANDO AQUI E SAIBA COMO LIDAR NESSA SITUAÇÃO.
--
Fonte;
https://www.agrolink.com.br/noticias/onda-de-calor-traz-danos-as-lavouras--entenda_477176.html?RefPRExecute=287710917
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.