1. Importância da semente
O sucesso de uma lavoura de Soja se inicia desde antes de sua plantação, a partir da escolha da semente, conhecendo a cultivar e a genética atribuída a ela. Este passo já deve ser dado no período de entressafra, antes mesmo do preparo do solo, durante o período de escolhas sucessivas que o produtor deve fazer para entender como deve conduzir sua lavoura. São estas escolhas que posicionam as lavouras do Brasil como maiores produtoras de Soja do mundo!
Tão importante quanto os grandes maquinários, a adubação e o clima da região, a tecnologia empregada nas sementes também determina o sucesso da soja. Na escolha da semente muitos fatores devem ser levados em consideração para alcançar a melhor decisão, visto que centenas de cultivares são oferecidas, cada uma com uma especificação e destino principal. Variam desde sementes com genética mais propensa a defesas da planta em relação a ataque de pragas e doenças, ciclo mais curto ou longo, resistência às secas ou excesso hídrico, até cultivares mais direcionadas a alta produção, transgenia, ou adaptada às condições específicas de uma região.
2. Fatores impactantes na escolha
Sabendo desta gama de variedades, deve-se compreender a sua realidade para então verificar qual o material genético mais adequado a ser utilizado. Nesta escolha, deve ser levado em conta:
· A disponibilidade hídrica;
· O clima da região
· Pensando em pluviosidade
· Disponibilidade de luz solar.
· Época de plantio
· Área da semeadura
· Finalidade da lavoura
· Espaçamento entre plantas e entre linhas
· Ciclo da cultivar a ser inserido.
O zoneamento agrícola também deve ser respeitado para melhor ser identificada a adaptabilidade da cultivar a região inserida. Relacionado aos entraves e problemáticas já vistos, é importante observar também o histórico da área e da região quanto à:
· Manejos do solo
· Adubação e calagem dos anos anteriores
· Doenças e pragas
· Atividades climáticas
A origem desse material genético também deve ser levada em conta, para saber as garantias da fornecedora quanto a produtividade e atributos previamente selecionados, além de se certificar do estado sanitário dessas sementes para evitar problemas já no início do cultivo.
3. Conclusão
Não é uma decisão simples e deve se ter o máximo de cuidado para a melhor escolha de material genético de sementes, para mesmo que antes do estabelecimento da lavoura, seja compreendida a sua tendência de desenvolvimento e a expectativa do que colher ao final da produção.
Você precisa de ajuda para tomar essas decisões? A equipe Agros pode te ajudar nestas escolhas tão importantes que irão impactar diretamente na sua produtividade, portanto, atente-se aos detalhes na escolha do melhor cultivar para sua lavoura!
Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone abaixo ou neste link para ter acesso a uma consultoria técnica gratuita com um de nossos consultores.
+55 48 9925-2065
--
FONTES:
https://blog.syngentadigital.ag/como-escolher-semente-de-soja-correta-para-o-cultivo/
https://blog.aegro.com.br/sementes-de-soja/
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/AG01_28_168200511158.html
https://revistacampoenegocios.com.br/escolha-da-semente-de-soja-correta/
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.