O crioulo é uma raça de cavalo brasileira, tendo como as principais pelagens 24 tonalidades e padrões, entre elas a mais comum na raça a pelagem Gateada, porém a preferida dos amantes da raça é o Mouro.
O originário dos animais de sangue andaluz e berbere introduzidos no continente americano pelo espanhol ÁLVAR Núñez Cabeza de Vaca, nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil, e os padres jesuítas Cristóvão de Mendonça e Pedro Romero, em localidades que hoje é o Estado do Rio Grande do Sul, em meados de 1634. Paralelamente, as criações foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas, na região, e passaram a se criar livremente nas planícies do Sul no continente americano, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados.
Assim como os Mustang norte-americanos os animais que deram origem à raça crioula eram caçados e domados tanto pelos Índios cavaleiros, os Charruas, quanto pelos estancieiros da região.
A principal prova de seleção da raça no Brasil é o Freio de Ouro. Essa prova envolve manobras e provas com gado. A grande final acontece todos os anos na Expointer, em Esteio-RS-Brasil.
Provas como a Morfologia e Mancha Crioula, são uma das mais competitivas entre os entusiastas da Raça, uma prova que preza pela estética e beleza da Raça.
A Agros Nutrition, importando-se com as ferramentas de seleção da raça, e o bem-estar animal, desenvolveu um produto a base de Aminoácidos, com tecnologia L-Alfa, para proporcionar melhoramento morfológico e estético aos animais.
Principalmente quando o assunto é pelagem, a Meotina um dos aminoácidos que compões o EquiPrime, atua diretamente no melhoramento de pelo, através da renovação de tecido celular e nutrição do Animal, proporcionando, pelos fortes saudáveis, brilhantes e vigorosos, dando suporte aos organismos para atuações climáticas naturais em ação com a pelagem.
--
Fontes: Daniel Sopeña e ABCCC
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.