1. Introdução
2. Sanidade e qualidade
3. Condições para germinação
4. Conclusão
1. Introdução
A germinação de uma semente é descrita como o processo de absorção de água até o rompimento do tegumento da semente pela raiz primária, levando a liberação também do hipocótilo, que iniciará sua elongação até atingir a superfície, culminando na emergência. Entender o vigor e a sanidade na emergência de um lote de sementes, é determinante no sucesso de uma lavoura de soja.
Para uma boa safra, é importante que os cuidados sejam feitos antes mesmo que a planta possa ser visualizada sobre o solo. Para tal, uma boa semente, com sua sanidade e qualidade comprovada, devem ser escolhidas. Cuidados com o preparo e manejo do solo devem ser realizados, para possibilitar uma boa germinação e emergência de sementes. As condições da atmosfera em que a semente de soja está inserida serão determinantes para a qualidade e facilidade de sua germinação.
2. Sanidade e qualidade
É importante conhecer a genética da semente cultivada para entender o melhor período do ano a ser plantada, observando clima, incidência solar, pragas e doenças que ocorrem naquele período. Deve ser também, atestada e comprovada a sanidade do lote de sementes, para comprovação da origem e qualidade do vegetal, evitando a entrada de microrganismos indesejáveis na área de plantio.
Os processos de germinação e emergência são determinantes para que se identifique a qualidade e sanidade das sementes de soja. A velocidade com que as plantas conseguirem romper a barreira da superfície do solo, aponta para a qualidade do lote, assim como sua sanidade será aferida de acordo com o nível de doenças observadas nesse processo. A qualidade de germinação, referente aos órgãos aparentes e seu desenvolvimento, serão reflexo da sanidade e qualidade das sementes.
A união destes fatores deve levar a formação de plantas fortes, proporcionando um bom estande inicial, com plântulas vigorosas e prontas para um desenvolvimento saudável. Estes aspectos fazem com que a lavoura se torne naturalmente menos propícia às perdas, frente a adversidades climáticas, visto que apresentarão maior vigor e estarão mais preparadas fisiologicamente.
3. Condições para a germinação
- A Umidade do solo é um fator de muita influência sobre a germinação das sementes de soja. Para germinação e emergência da plântula, é necessária a absorção de água equivalente a 50% do seu peso seco. Assim, durante a semeadura, deve ser proporcionado o melhor contato entre solo e semente, com boa aeração e umidade, evitando insuficiência hídrica, que pode levar a uma germinação lenta e de menor qualidade.
- As temperaturas no solo devem variar de 20 a 30ºC, com o ideal sendo 25ºC, proporcionando um ambiente adequado para uma germinação e emergência rápida e uniforme. Temperaturas inferiores a essas devem levar ao atraso da germinação, deixando as sementes mais expostas aos microrganismos do solo que podem prejudicar sua germinação. Temperaturas mais elevadas também são prejudiciais, levando a maior necessidade hídrica e risco de queimar as raízes que se formarão.
- A profundidade do solo também é muito importante para bom estabelecimento das raízes após a germinação, e desenvolvimento das plantas. Solos rasos possuem dificuldades no armazenamento de água e estão mais expostos a erosão.
4. Conclusão
Estudos apontam que 1% de aumento no vigor de germinação de sementes, pode incrementar até 0,5 sc/ha a mais na produtividade. Assim, proporcionar boas condições de germinação para as sementes de soja é extremamente impactante no resultado final da produção, e pode diferenciar lavoura com perdas de uma safra muito bem sucedida.
Tem interesse em receber mais informações sobre como melhorar a germinação das suas sementes? A equipe Agros está sempre ao seu lado para a leitura correta dos fatores críticos e tomada de decisões, levando ainda mais sucesso para a sua lavoura!
Tem alguma dúvida?
Entre em contato conosco pelo telefone abaixo
ou CLIQUE NESTE LINK para ter acesso a uma
consultoria técnica gratuita com um de nossos
consultores.
--
FONTES:
https://www.agrolink.com.br/culturas/soja/informacoes/plantio_361513.html
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/177391/1/CT136-online.pdf
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.