Período de vazio sanitário da soja começa no Paraná

Eduardo Gainete Ramos • June 15, 2022

Durante esse período é proibido cultivar e manter a soja no campo. O objetivo é controlar fungos nas plantações


Iniciou na sexta-feira (10) o período do vazio sanitário da soja no Paraná. O período vai até 10 de setembro e durante esses 90 dias, não podem existir plantas vivas de soja nas lavouras.

 

O vazio sanitário é uma medida que tenta limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

 

Durante o período é proibido cultivar e manter a soja no campo.


"Fazendo esse vazio sanitário, você evita que as primeiras inoculações do fungo aconteçam mais cedo. Ou seja, deixa que elas aconteçam mais tarde e isso pode evitar ou diminuir a aplicação de fungicidas, com o objetivo de controlar a ferrugem asiática da soja", explica Eduardo Portelinha, agrônomo na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).


Este ano foi a primeira vez que o Ministério da Agricultura, por meio de uma portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária, estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros.

 

"Depois do dia 10 de junho, o produtor com lavouras encontradas recebe um auto de infração, responde a um processo administrativo a respeito dessa irregularidade e não pode deixar de eliminar essas plantas", afirma Portelinha.


Durante período de vazio sanitário é proibido cultivar e manter a soja no campo.  A multa varia de acordo com fatores como área, histórico do produtor e se ele já teve infrações anteriores com a Adapar.


Na propriedade de Rodolpho Botelho, que fica no município de Candói, na região de Guarapuava, tem aveia plantada. Mas, ao olhar bem, é possível ver alguns pés de soja. “Vamos fazer um controle nessas pequenas plantas de soja, justamente para elas não se propagarem durante o inverno e também para não facilitar uma multiplicação desse fungo da ferrugem da soja”, diz o agricultor.


2022 foi a primeira vez que o Ministério da Agricultura estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros. Nesse período, seja em solo descoberto ou com cultivos de inverno, é preciso redobrar os cuidados. Se o fungo aparecer agora, pode comprometer a produtividade da soja no futuro.


É por isso que sempre nesse período do ano, Rodolpho fica atento – e, quando percebe algo fora do normal, coloca o pulverizador na lavoura para eliminar as plantas de soja.

"Um menor uso desse fungicida traz uma economia para o produtor rural. Uma economia para todo o setor. Então, temos que fazer o trabalho de casa para colher ganhos e frutos lá na frente", afirma Botelho.


Tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo telefone abaixo

ou CLIQUE NESTE LINK para ter acesso a uma

consultoria técnica gratuita com um de nossos

consultores.

 

  • +55 48 9925-2065

 

--

 

FONTE:


G1 Paraná

https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2022/06/12/periodo-de-vazio-sanitario-da-soja-comeca-no-parana-entenda.ghtml

18 de fevereiro de 2025
Metodologia Cowsignals identifica gargalos e oferece soluções personalizadas para propriedades rurais
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja,
14 de fevereiro de 2025
Com expectativas de 171,7 milhões de toneladas, o Brasil se projeta como líder na produção de soja, mas enfrenta incertezas climáticas e logísticas.
11 de fevereiro de 2025
Com mais de meio milhão de novas vagas, setor consolida sua importância para a economia nacional.
5 de fevereiro de 2025
Acordo prevê desgravação tarifária, mas impõe barreiras sanitárias que podem limitar a participação brasileira no mercado europeu.
AgTech apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando
1 de fevereiro de 2025
AgTech australiana apresenta inovação que promete transformar a cadeia produtiva de carne bovina, priorizando bem-estar animal, qualidade e transparência.
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união n
Por Guilherme Sabadin 28 de janeiro de 2025
A crise diplomática causada por boicotes à soja e carne brasileiras revelou a importância da união nacional e a necessidade de repensar a comunicação sobre sustentabilidade.
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
24 de janeiro de 2025
Nutrição adequada e manejo estratégico garantem a saúde e o futuro do rebanho
21 de janeiro de 2025
Período crítico exige atenção para maximizar resultados na produção leiteira
16 de janeiro de 2025
Do Vale do Silício ao campo: o impacto das carnes de luxo na pecuária global
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da
13 de janeiro de 2025
Evento reúne debates sobre sustentabilidade, biocombustíveis e COP30, além de celebrar os 20 anos da Aprosoja Mato Grosso
Mais Posts
Share by: