1 - Preço atual da arroba
2 - Reposição
3 - expectativa
1 - Preço atual da arroba:
O preço da arroba bovina começou a semana com leve alta enquanto pecuaristas e frigoríficos seguem na tentativa de encontrar um equilíbrio para as cotações do gado gordo. Em contrapartida, em Mato Grosso, o valor do bezerro baixou nos últimos meses, indicando melhora no poder de compra para o produtor rural que busca animais para reposição do rebanho.
Na avaliação da consultoria Agrifatto, apesar do desempenho do mercado físico, os pecuaristas ainda estão em vantagem para conseguir reter mais oferta e impulsionar os preços, devido às boas condições das pastagens. “Isso tem proporcionado uma posição mais favorável nas negociações”, afirmou em nota.
Em Mato Grosso, a cotação do animal terminado teve um ajuste positivo de 1,1% na comparação semanal, atingindo R$ 212,50 por arroba, de acordo com a Agrifatto. Lá, as programações de abate estão em torno de sete dias úteis nas indústrias frigoríficas.
Na B3, os futuros continuam registrando valorizações nos ajustes diários, com o vencimento para abril de 2024 cotado a R$ 235,20 por arroba, um aumento de 0,79%.
2 - Reposição:
No primeiro trimestre deste ano, os preços dos animais de reposição (bezerro) e do gado gordoreduziram, devido ao ritmo acelerado nos abates de matrizes, que resultou em queda de 15,22% na arroba bovina em Mato Grosso comparada ao mesmo período de 2023. Entretanto, o bezerro de ano passou por uma desvalorização mais intensa neste período, que chegou a 21,48% no Estado detentor do maior rebanho nacional, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Isso significa que o pecuarista que busca este animal para reposição obteve uma melhora em seu poder de compra. “Foi a melhor relação de troca para um primeiro trimestre nos últimos 10 anos”, avaliou o Imea em relatório. Esse cenário favoreceu a retenção de bovinos para engorda, aumentando a margem de cria.
3 - Expectativa:
“Para o segundo trimestre, é comum que os preços de reposição passem por redução sazonal, devido ao ajuste na taxa de lotação nos pastos. No entanto, se o volume de chuvas prolongar este ano, essa situação pode se alterar, mantendo as pastagens com bom aproveitamento nos próximos meses”, ressaltou o instituto.
FALE COM NOSSOS CONSULTORES TÉCNICOS CLICANDO AQUI E SAIBA COMO LIDAR NESSA SITUAÇÃO.
--
Fonte: BEEF POINT
Democratizar a tecnologia levando alta lucratividade para pequenos, médios e grandes produtores rurais.